domingo, 18 de abril de 2010

O PRESENTE E O FUTURO SE ENCONTRAM NA JUVENTUDE

Pastoral Familiar e Nova Juventude promoveram o Encontro da Nova Juventude 2010 (ENJ 2010), neste final de semana (16 a 18 de abril de 2010), nas dependências da Paróquia Santa Rita de Cássia, contando com a presença de 65 jovens. Com o sugestivo tema: ”O presente e o futuro se encontram na Juventude”, mais uma vez a pastoral orgânica da Paróquia mostrou toda sua força - Pastoral do Dízimo, Pastoral da Crisma, da Catequese, da Perseverança, da Comunicação, Conselho de Cidadania, Renovação Carismática, Apostolado da Oração, MECE, Ministério de Musica e as comunidades de São Francisco, Lourdes e Santa Luzia, se somaram e deram uma importante contribuição para a realização do ENJ. 

O ENJ 2010 teve como objetivo geral: “Proporcionar aos jovens da Comunidade Eclesial da Paróquia Santa Rita de Cássia uma aproximação com Deus e integração com sua família e comunidade”. E como objetivos específicos: Despertar nos jovens a necessidade em viver em comunhão com Deus; Promover o conhecimento sobre a importância e valorização da família; Incentivá-los ao bom convívio familiar; Incentivar os jovens para o serviço pastoral; Incentivar os pais para a caminhada cristã ao lado dos filhos.

Dividido em blocos temáticos o encontro foi alçando os objetivos proposto de forma contundente. Rico em testemunhos e com uma dinâmica envolvente intercalando a experiência dos assessores adultos e uma criatividade, disponibilidade e dinamismo dos jovens protagonistas do evento e uma vitalidade e alegria contagiante dos jovens encontristas, fizeram do ENJ 2010, um sucesso acima das expectativas.

Já na abertura do Encontro o bloco: “O mundo que o Jovem quer e busca”, foi carregado de testemunhos (Jonathas e Vinicius) e de uma alegria que dominou todo o evento. No sábado, nos diversos blocos, se discutiu temas como: “Desafios para a Juventude”, “Juventude, ética e Cidadania”, “Juventude x Igreja”, uma imensa troca de experiências, de conhecimentos, de partilha. José Carlos Barreto Junior e Richard, Jovens do Setor da Juventude da Diocese de Itabuna, partilharam com os jovens participantes suas experiências e sua caminhada, e a partir da exibição do filme: “Um sonho impossível”, eles aprofundaram diversos desafios apresentados à juventude. Com técnicas como o “juri”, a “roda viva” e oficinas de artes o tema “Juventude, ética e Cidadania” foi trabalhado no sábado a tarde, sobre a coordenação de Gregore Ádônis. A noite foi dedicado aos testemunhos de Luciana Santos Lobo, Pastoral da Crisma e Social da Paróquia Senhor do Bomfim que testemunhou sobre: “Maria, uma jovem que disse SIM” e Thales Bispo da RCC da Santa Rita que apresentou o tema: “Meu Cristo Jovem” e a noite terminou com uma animada e bem criativa “Cristoteca”. 

O tema do encontro e o Projeto Nova Juventude foram apresentados pelo coordenador de pastoral da Paróquia Santa Rita - Haroldo Heleno. Com um texto provocativo e uma recapitulação dos temas trabalhados até aquele momento, ele foi provocando a juventude a pensarem em ações e propostas para a continuidade e concretização do PNJ, depois com um trabalho em grupo, os jovens apresentaram diversas propostas para o fortalecimento do Projeto, bem como se comprometeram com a construção coletiva do mesmo, apresentando alguns nomes dos participantes para comporem o núcleo central do Projeto Nova Juventude.

Um dos momentos mais marcante e lindo do encontro foi o almoço coletivo com a família. O salão paroquial se tornou pequeno para tantos “pais e filhos” almoçando juntos, e logo depois cirandas animaram a retomada do trabalho, conduzido por Geraldo Novais que, aliás, animou quase todo o encontro como apresentador. Geraldo abordou de forma brilhante, terminando com um emocionado testemunho sobre o tema “Diálogo Pais e Filhos”. A sua reflexão ainda teve a participação “especial” e muito “legal” da Drª. Carolina Couto, que enriqueceu a reflexão com as apresentações de alguns vídeos e com uma profunda abordagem de desafios sobre o referido tema. 

Mas sem dúvida nenhuma, a parte mais emocionante e profunda do ENJ 2010, foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, quando na oportunidade pais e filhos puderam diante de Jesus presente e exposto se colocarem como filhos amados e compartilharem coletivamente seus sonhos e pedidos a Jesus Sacramentado. 

O ENJ 2010, foi encerrado com a participação de todos na celebração eucarística da comunidade as 17:00 horas. Na oportunidade o Frei Joaquim Camelli, fez uma homilia toda dedicada a juventude e aos pais, chamando-os ao compromisso com Jesus e a sua Igreja. Destacando que a juventude são as flores do jardim/Igreja. E que um jardim sem flor, perde toda a sua beleza. Portanto venham "enfeitar/participar" da sua Igreja, Juventude. 

Haroldo Heleno
Coordenador de Pastoral 

2 comentários:

  1. Tivemos oportunidade de participar deste evento que marcará para sempre a vida de nossas familias. Obrigado a todos que fizeram esta maravilha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!É de momentos como este que aigreja precisa prá se renovar. A participação da Drª Carolina foi genial. Traz ela no próximo encontro, traz.

    ResponderExcluir